Uma das formas mais eficazes de reduzir os custos de energia e contribuir para a sustentabilidade de uma propriedade é aumentar a sua eficiência energética. Pequenas mudanças podem ter um impacto significativo nas suas faturas de eletricidade e gás e trouxemos algumas sugestões que podem contribuir para uma moradia mais eficiente.
Certifique-se de que sua casa está bem isolada. O isolamento de paredes, telhados e pisos ajuda a manter a casa quente no inverno e fresca no verão, reduzindo a necessidade de aquecimento e arrefecimento. Verifique também as janelas e portas para garantir que não há fugas de ar.
Trocar as lâmpadas incandescentes por LEDs pode reduzir significativamente o consumo de eletricidade. As lâmpadas LED usam até 75% menos energia e duram muito mais tempo, o que as torna uma escolha econômica e eficiente.
Se possível, substitua os seus eletrodomésticos antigos por aparelhos de classe energética A+, A++ ou superior. Estes dispositivos são concebidos para usar menos energia, o que se reflete numa redução das suas faturas de eletricidade.
Instalar um termostato programável permite controlar a temperatura da sua casa de forma eficiente. Defina o aquecimento ou arrefecimento apenas quando estiver em casa e ajuste automaticamente a temperatura durante a noite ou quando está ausente.
Sempre que possível, aproveite a luz natural. Abra as persianas ou cortinas durante o dia para reduzir a necessidade de iluminação artificial. Se precisar de mais luz, considere a instalação de claraboias ou janelas maiores em áreas estratégicas da casa.
Muitos aparelhos eletrônicos continuam a consumir energia mesmo quando estão em modo standby. Desligue-os da tomada ou use régua de energia com interruptor para cortar o consumo quando não estão em uso.
Instalar painéis solares pode ser um grande investimento inicial, mas a longo prazo, pode reduzir drasticamente a sua dependência de fontes de energia convencionais e diminuir as suas faturas de eletricidade.